Acordo Ortográfico

Este polémico assunto, vai ser abordado aqui pela 1ª vez.
Desde já quero dizer que quando entrar em vigor o acordo, eu irei manter o meu modo de escrita, e não mudarei uma única frase no site. Mudar todas as palavras para brasileiro sifgnificaria semanas de trabalho, alterar centenas de textos de todos os sites.
E para o País, Portugal, modificar milhares de livros escolares, dicionários, enciclopédias, custará milhões de euros $, portanto não vejo em que beneficia este acordo.
Nada tenho contra o modo de escrita dos brasileiros, até porque leio sites brasileiros e tenho amizades do Brasil na internet.
Mas considero errado, termos que mudar quase a 100% a nossa escrita, as nossas palavras ,para brasileiro.
( exemplo: constactar = constatar, género = gênero , pacto= pato ).
Se é um acordo, porque é que ambos os povos não alteravam certas palavras para as do outro povo? Porque é que temos que ser nós a mudar todas as palavras para o brasileiro, e o Brasil não mudaria palavra nenhuma?

Andei na escola durante anos a aprender um modo de escrita, para nada? Anos de estudo para nada? Para agora ter que re-aprender tudo e começar a escrever de novo de um modo diferente? Não é facil, porque há milhares de palavras que escrevemos durante anos e já estão memorizadas no nosso subconsciente, sempre que escrevermos um texto são essas palavras que nos vêm á memória.
Além disso temos que ter orgulho na nossa lingua, a lingua de camões, ao escrevermos de modo diferente é como se estivéssemos a perder "identidade", percebem?

Os meus sites permanecerão sempre em português original, mesmo que depois seja considerado "português arcaico", estou-me nas tintas :-)

Comentários

Anónimo disse…
A lingua portuguesa é a nossa patria! Desde quando um país conolizador que deu 'luz' e conolizou o brasil, tem que se submeter a um acordo ortográfico que muda em tudo a nossa patria e nada muda a ortografia do brasil ??
Se realmente somos portugueses,devemos honrrar a nossa patria e mostrar a estas 'crianças' que nao podem mudar a maravilhosa da nossa lingua!
Irei continuar a escrever portugues, e nao brasileiro! E se podesse, tambem escreveria com 'ph'.
São coisas simples que tornaram a nossa lingua a mais bonita do mundo.
Portugues arcaico = portugues puro


Ass.: $
Neo disse…
Olá Amigo! Falo da cidade de Osasco/Brasil e concordo que a mudança trará alguns problemas até que nos acostumemos a elas, mas não só para os portugueses. Nós brasileiros também fomos afetados. Ex.: a palavra "idéia", onde há o acento agudo na sílaba "e", ficará assim: "ideia". Veja mais mudanças no português/br em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml. São coisas simples, mas que causam estranheza para quem já está habituado a escrever desta forma. Eu acredito que o idioma é o maior patrimônio cultural de um povo, seja ele o colonizador ou não. Nossa identidade está em nossa língua, nosso modo de falar. Com isso, tanto portugueses quanto brasileiros perderemos.

Abs, Tiago Guimarães

PS.: Adoro seu site! Parabéns

Mensagens populares