Monopólio da Lactogal : 500 Milhões por ano

Híperes denunciam monopólio da Lactogal ( do leite Uht ) , um negócio que rende 500 Milhões de euros ao ano.

Segundo informações recolhidas pelo CM, o negócio do leite em Portugal vale quinhentos milhões de euros por ano (o leite UHT representa 92 por cento do total) e os preços têm vindo a aumentar substancialmente no mercado de aprovisionamento.

Recorde-se que em 2007 (em particular no período compreendido entre Outubro e Janeiro) houve várias rupturas de stock, o que levou à intervenção da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em diversas situações no sentido de averiguar se existia uma armazenagem de leite em excesso junto dos produtores.

Estes, por seu turno, queixam-se dos preços a que lhes é pago o leite, sem que vejam as descidas reflectir-se no preço ao consumidor.

"Há um ano o litro de leite aos produtores era pago a 46/48 cêntimos. Hoje é pago a 33 cêntimos e poderá ainda baixar para os 31 cêntimos", explicou ao nosso jornal um produtor.

Se esta queda nos preços pagos ao produtor fosse repassada para o consumidor, sublinha a mesma fonte, "vendia-se mais, o que permitiria compensar os gastos".
Esta desvalorização põe em risco a manutenção das explorações que, por seu turno, continuam a pagar a preços elevados a alimentação para o gado.


"Os produtores estão a perder dinheiro e muitos terão mesmo de fechar", alerta.

link: Correio da Manhã.
.

Comentários

Mensagens populares