Quercus, Poluição, Sines

Uma vez falei com o grupo Quercus aqui da região do Alentejo, acerca da poluição em Sines, estranhei um pouco quando me diziam que estas fábricas daqui são as menos poluentes do País , pensei para comigo "epá, estão a atirar-me areia para os olhos ou quê?!", Disseram ainda que as fábricas daqui têm um protocolo com a quercus, dão donativos, etc.. Aí fiquei mais intrigado...
-Sempre soube que as fábricas daqui são muito poluentes, aliás, nota-se pelo cheiro ! E agora tenho algo sólodo para argumentar , para que nem a quercus nem ninguém possa inventar.
Noticia publicada no jornal "Sem +Mais " (Distrito de Setúbal) nº 384, na página 4, pode ler-se "Central de Sines apontada entre as 30 mais poluentes" . A termoelectrica da edp em Sines ocupa o 15ºlugar na lista de produtoras de energia electrica mais poluentes da UNIÃO EUROPEIA. E É A UNICA DO PAÍS na 'lista negra' da WWF (world wildlife Fund). [fim de citação].
O bold fui eu que fiz, não vou citar mais porque trata-se de um artigo de página inteira, ok? Só gostava de saber como é que associações ambientalistas como a quercus não admitem que as fábricas daqui são muito poluentes, enfim... São opiniões...

Comentários

Anónimo disse…
Não é bem assim , porque existem muitas poucas pessoas em Portugal a fazer esses controlos, e como os filtros são muito caros e como diminuir os indices de co2 iriam custar milhoes as fabricas o que eles fazem é quando uma fabrica e controlada telefonam as outras que essas pessoas que fazem a vistoria andam por ali em trouco de €. e nesse\niveis de co2. como em sines sao grandes empresas, muitas delas ou mesmo todas sao multi-nacionais eles em vez de diminuir os niveis de co2 colocam os filtros apenas quando aparece a visturia. e os filtros assim não se desgastam e não precisam de comprar mais. o que provavelmente acontece com a edp é que prefere pagar multas do que ficar a "dever favores" a terceiros.


E isto foi-me contado pela minha stora de geografia de a 2 anos.
R.O disse…
Sim Pedro, eles preferem pagar multas, é verdade...
A Petrogal daqui já pagou há uns anos, 10.000 contos (uma ninharia para eles).
Mas não sei se têm filtros.
supostamente as vistorias eram surpresa e não dava tempo de colocarem filtros.
Mas acho que os vistoriadores são corruptos e avisam quando aparecem.
Até numa simplória oficina onde trabalhei, o patrão sabia com antecedência quando ia lá a inspecção do trabalho...
A Quercus tem um núcleo aqui, portanto teriam a "obrigação" de saber da poluição que ocorre aqui, porque será que dizem que estas fabricas poluem pouco? :-)

Mensagens populares