Manuel Alegre e os cegos

Acho que é um golpe muito baixo, os políticos fingirem-se preocupados com os desfavorecidos, só em época de eleições. Esse Manuel Alegre foi visitar a acapo e entregou folhetos políticos em braile, para os cegos poderem ler.
"Os cegos também têm direito á informação". Pois isso é muito bonito, mas que tipo de informação? Os folhetos políticos da campanha dele? Assim os cegos não estão a ter direito nenhum, estão a ser condicionados a ler somente a campanha dele e não a de outros políticos.
Além disso , acredito que os cegos têm preocupações maiores, por exemplo seria melhor preocuparem-se com os cegos sem ser apenas em época de eleições. Poderiam fazer ruas mais seguras para os cegos, sem buracos-armadilha nos passeios, podiam pôr semáforos com aviso sonoro (pois os cegos não vêm as luzes do semáforo), podiam dar informação aos cegos, bibliotecas com livros em braile, etc.

Agora um áparte, uma vez vi na tv que haviam sites com tecnologia de som para os cegos ouvirem o site. A telecom fez um programa assim, eu próprio lhes enviei um email certa vez a perguntar como meto som no meu site, e eles nem responderam. !
Há teclados em braile, sei que alguns cegos usam a net, há teclados em braile e há um motor-de-busca que lê os resultados em som. Eu gostaria de ter um programinha assim que "lêsse oralmente" os textos do meu site assim os cegos poderiam ouvir em som o meu site.
Secalhar a unica alterantiva que tenho é ser eu próprio a ler tudo e gravar em ficheiros mp3 ..?

Comentários

Mensagens populares