Poluição Mar de Sines, (foram algas?)

Sines- cidade veneno
Antes, quero esclarecer o título, os sineenses não devem ficar aborrecidos com este título, pois vivi muitos anos em Sines e considero-me ainda ,em parte, Sineense, sempre me lembro do ar putrefacto, irrespirável com o cheiro a gáz das diversas fábricas, o cheiro nauseabundo era constante, Nestes anos todos nunca me lembro de ar puro.
Por vezes também a água da costa fica poluída e recentemente o assunto foi falado na sic e nos jornais.
Isto é uma vergonha, os sinnenses são envenenados constantemente respirando poluição, agora foi a vez da água, nãos e aconselha a tomar banho no mar nem comer marisco ou peixe do mar.
Fica aqui uma noticia do correio-da-manhã dia 21 de Julho:
Um alerta de saúde pública foi lançada esta quinta-feira na costa de Sines, onde os ciadaãos estão a ser aconselhados a não comer bivalves e a evitar tomar banhos nas praias da zona, depois de terem aparecido manchas avermelhadas à superfície da água do mar.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=167190&idCanal=10
Fica aqui outro link, no jornal "público"
:http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1228748&idCanal=59
É estranho dizerem que são "microalgas", pois não me recordo nestes anos de tal acontecimento, algas nunca causaram isso, "alergias" nas pessoas, eventuais intoxicações alimentares caso alguém coma marisco ou peixe da água, levar a delegada de saúde pública a alertar a população, etc.
As algas são algo natural, já houve anos em que algas vermelhas deram á costa e nunca ocorreram problemas!
Há rumores de que teria sido afinal um derrame de um combustível qualquer, sabe-se que centenas de navios passam anualmente nestas águas e temos ainda o porto petrolífero, enfim…

As manchas vermelhas atingem toda a costa, é Sines, São Torpez, Porto-covo, etc.Uma grande área. !
Há uns três anos haviam salmonelas na água, pessoas com diarreias e alergias após tomar banho no mar, e a câmara Municipal tentava abafar tudo para não "afugentar" os poucos turistas, só que na tv e jornais a verdade veio ao cimo.
Mas enfim, eles encontram sempre uma explicação "oficial" para os casos e para não se apurarem responsabilidades…

Comentários

Anónimo disse…
Ah! Ah! Ah!
Os velhos e as crianças estão a sair muito caros ao governo? Tem que se matar neles?
Quase tanto como o carrão de um deles?
João Pedro Ceia disse…
O desenvolvimento economico e o respeito pelo o ambiente podem coexistir! As entidades é que têm de fazer o seu trabalho e garantir que as fabricas nao façam descargas no mar e que poluam o minimo possivel!
É claro que as entidades não fazem nada, portanto sineenses, revoltem-se, querem continuar com as manchas vermelhas, se querem, estão no caminho certo, mas se querem acabar com elas, têm que se manifestar, junto aos responsaveis destes crimes ambientais. A costa vicentina é o ultimo refugio da costa portuguesa, com águas puras e limpidas. Não deixem que assim deixe de ser! viva o desenvolvimento economico! mas um bom meio ambiente não tem preço!!!
Anónimo disse…
Sabem que a tal pandemia de gripe que vos vamos impingir este inverno é tão mortal que isolarão os prédios caso alguém apareça doente?
Ah! Ah! Ah! Ah!
Isto é que é um ver se te avias a despachar população excedentária e poupar dinheiro em reformas, medicamentos, educação, etc.
Ficamos só mesmo nós: a elite.
Guerra Quimica mais virus borrifados e pronto: acaba-se com o desemprego, as crianças e os velhos.

Mensagens populares